TAXA DE AVERBAÇÃO OU O POPULAR: HABITE-SE.

Ola monteverdinos,

Fomos questionados, ou melhor, informados pelo monteverdino Edson que lhe disseram no famoso FALA QUE EU TE ESCUTO da PDG que ele estaria ISENTO de pagar o Habite-se.

Gente não isso não procede!!!!E é uma noticia mais que absurda!

Explicamos para ele no comentário que a tal Taxa de Averbação ou mais conhecido como Habite-se é nada mais que uma taxa par a implementação do condomínio,ou melhor dizendo segundo o dicionário: “No Brasil, o “Habite-se” é o ato administrativo emanado de autoridade competente que autoriza o início da utilização efetiva de construções ou edificações destinadas à habitação. Trata-se de um documento que comprova que um empreendimento ou imóvel foi construído seguindo-se as exigências (legislação local, especialmente o Código de Obras do município) estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos.”

E o mais engraçado é a falta de preparo dos atendentes PDG,porque depois eles desmentiram o que já tinham afirmado por duas vezes.Dureza não é mesmo?

Mas achamos uma explicação da PDG sobre a taxa e vamos reproduzir para entendermos como funciona:

Somente dando credito novamente ao pessoal do terrazza marina:

Boa tarde!
Sra. Roberta,
Visando atender as solicitações dos nossos clientes, segue os cálculos detalhados da parcela de averbação da construção.
Lembrando que o nome jurídico é “Especificação e Instituição de Condomínio”, que compõe a averbação do auto de conclusão ( habite-se), individualização de matriculas e instituição de condomínio. Passando neste momento o condomínio a existir perante a Lei.
Para calcular o valor aproximado de Registro da Instituição e Especificação de condomínio, utilizamos o enquadramento na tabela de custo do Registro de Imóveis – SP. Onde a base para calculo é a área do terreno + custo global da obra atualizado .
A partir daí para cada ato ser praticado, o custo é calculado individualmente mas sempre enquadrando na Tabela Oficial dos Cartórios de Registro de Imóveis.
Empreendimento: Terraza Marina
Unidades: 347
Averbação da Construção: 26.644,06
Instituição de Condomínio: 154.999,63
Registro da Convenção: 34,9
Averbação s/ valor declarado: 17,45
Emissão de matrículas: 11.602,32
Atribuição de unidades: 355.084,83
Total= 548.383,19/ 347 (nº de unidades do condomínio) =1580,36 Valor cobrado da parcela de averbação”

Entenderam?

Eles calculam o total da área juntamente com outras atribuições e dividem para os moradores e já podemos ter em mente que o valor de nossas parcelas não passara muito do valor citado ai.

Por isso mais uma vez vamos falar: não acreditem em tudo o que O FALA QUE EU TE ESCUTO da PDG diz, porque nota-se que nem todos os atendentes falam a mesma língua.

Dúvidas e sugestões?Estamos atentos a todos os questionamentos!

JUNTE-SE A NÓS!

Escrito por: Charlinho & Noele

About these ads

Sobre charlinho

corinthiano maloqueiro e sofredor
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para TAXA DE AVERBAÇÃO OU O POPULAR: HABITE-SE.

  1. Eliane&João disse:

    Oi charlinho eu sei que vc já está cansado de falar sobre este assunto mais, quando a gente pegar a chave do nosso apartamento o que vc pretende fazer sobre repasse na planta da pdg,vamos nós juntar e entrar com processo para reaver o dinheiro dado para pdg,pois é isso que espero,nos unir e entrar com um processo contra apdg,pois eu fico revoltada a cada mês porque é um absurdo essa tal taxa que nunca fomos informados,eu poderia estar juntando ou pagando outra coisa mais tenho que pagar esse tal de repasse 2 vezes por mês.Eu também queria saber se vc sabe sobre algum processo que os moradores moveram contra a pdg e se ganharão.Obrigada um abraço para todos os meus futuros vizinhos.

    • charlinho disse:

      OLa Eliane,

      Então….não sei como ta a situação de outros moradores de outros empreendimentos…vou ate verificar isso depois..mas a gente pretende sim reaver isso.Vamos ler o contrato e tbm entregar uma copia a um advogado e vamos ver como no que da.Mas vamos ver coletivamente tambem isso.

      Abraços

  2. Fabrico Falciroli Macchi disse:

    Pessoal Boa Noite!
    tenho uma casa de 247M² de área contruida!

    A prefeitura nos falou que é cobrado um valor de 0.65 o Metro.

    e depois manda para secretaria do governo onde é calculada outra taxa!

    Aguem pode me ajudar a calcular ou ter ideia de quanto será essa taxa?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s